GIAC - Gabinete Interdisciplinar de Apoio à Criança

A Associação Projecto Criar concebeu o GIAC - Gabinete Interdisciplinar de Apoio à Criança, no âmbito de uma candidatura POPH-QREN, tipologia 7.7. que tem como objetivo a intervenção no combate à Violência de Género.


Nesse contexto, serão levadas a cabo 9 acções de formação no ano de 2013, para juristas, agentes sociais e técnicos/as das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, com vista à especialização e eventual integração na bolsa de especialistas do GIAC, sendo abordadas diversas temáticas, designadamente a igualdade de género, violência doméstica e abuso sexual de crianças, tanto na vertente jurídica como psicológica.

As formações terão inicio já no próximo dia 1 de Março, na Universidade Católica Portuguesa - Polo da Foz (no Porto).

Brevemente serão apresentados os conteúdos, carga horária, formadores/as com a respectiva ficha de inscrição.

Estas acções de formação têm por objectivo equipar os/as profissionais de direito, psicologia e serviço social com conhecimentos interdisciplinares (direito e psicologia) para lidarem com crianças vítimas de violência intra-familiar que enfrentam processos de promoção e protecção e processos crime.
Pretende-se promover um conjunto de boas práticas, centralizadas no respeito pelos interesses e direitos das crianças e pelas suas necessidades especiais, de forma a evitar os danos adicionais da vitimização secundária.

A Associação Projecto Criar visa dar um contributo para a melhoria da qualidade das decisões administrativas e judiciais que dizem respeito às crianças e para a consciencialização social da sua dignidade humana, criando uma nova cultura da infância na sociedade e nos Tribunais. Método indutivo e interdisciplinar: Apresentação de casos a partir dos quais se colocam questões que serão debatidas pelos/pelas formandos/as, tendo por referência conhecimentos da psicologia, a legislação, a ciência jurídica e a jurisprudência e colocação de perguntas concretas pelos/as mesmos/as a fim de serem respondidas em sessão de formação a combinar.

Quem pretender demonstrar interesse pode já reservar lugar nas formações, uma vez que há limite de vagas (15 lugares para cada acção de formação.)

O email de contacto para o efeito é o: projectocriar@gmail.com.

Mais informamos que as formações são gratuitas!

Sem comentários:

Enviar um comentário